Desenvolve valores fundamentais para a formação de pessoas que exercem/praticam a cidadania: amor, amizade, paz, cooperação, sinceridade, justiça, perdão, honestidade, respeito, solidariedade, responsabilidade, entre outros.
Possibilita uma maior reflexão e sensibilização sobre a importância da família, independente do modo como ela é constituída.
Promove a interação entre os alunos de diversas salas, com o objetivo de trabalhar os valores como doação, partilha, generosidade e respeito ao próximo.
Ação social que tem desenvolve nos alunos o exercício da solidariedade e da cidadania, através de doação de ovos para crianças menos favorecidas.
O trabalho com o meio ambiente é de extrema importância. Uma criança que aprende desde cedo que ela é parte da natureza e não proprietária dela, terá uma relação muito mais sustentável com o meio ambiente. Ela saberá que precisa jogar o lixo no lugar certo não apenas porque a professora mandou, mas porque ela tem responsabilidade com o planeta e porque se ela não fizer isso estará prejudicando sua própria casa.
Para garantir a experimentação desse campo, promovemos em nossa escola atividades como construções com sucata, reciclagem… em que as crianças são convidadas a fazer observações, manipular objetos, investigar e explorar seu entorno, levantar hipóteses e consultar fontes de informação para buscar respostas às suas curiosidades e indagações.
Fazer uma pequena horta na escola é uma atividade simples, mas cheia de significado! A professora pode envolver as crianças em todo o processo, desde a preparação dos vasos, da terra, o plantio até a colheita. Além de terem o contato direto com a natureza, elas aprenderão sobre o ciclo da planta e mudará para sempre a forma como a criança olha para o alimento.
Educação Financeira também é coisa de criança
Ciclo de palestras para o entendimento do conceito Educação Financeira. Atividades de analise e experimentação de ações financeiras em casa
Projeto Cofrinho
Oportuniza situações que envolvem o reconhecimento de cédulas e moedas, além de ensinar a lidar com situações de troco. Aprendem também a importância de economizar para utilizarem o dinheiro de forma consciente e responsável.
Troca-troca
Estimula o hábito da leitura através da troca de livros literários semanalmente, proporcionando diferentes estratégias de leitura e escrita a cada livro lido. Projeto escambo – promove a troca de livros literários, revistas, gibis entre os alunos. Projeto: Caixa de Poesia: Palavra Cantada; Varal de Poesias ;Café com poesia, no mundo de Cora, é pura magia!; Clássicos em prosa e verso.
Em nossa escola, higiene e saúde é um tema transversal trabalhado com os alunos desde o Infantil , visto que o Ensino Fundamental já conta com o aprendizado adquirido e aprimora. É muito importante a consciência corporal e os cuidados com o próprio corpo.
Através de atividades lúdicas, didáticas e diversificadas ( histórias, músicas, vivências…) o tema é explorado durante todo o ano, pois assim os alunos vão incorporando essas atividades no dia-a-dia e passarão a vê-las com naturalidade em vez de enxergá-las como uma obrigação e um momento desagradável. Pesquisas e seminários são realizados para circulação do conhecimento. Algumas campanhas também são desenvolvidas.
Educação Financeira também é coisa de criança
Ciclo de palestras para o entendimento do conceito Educação Financeira. Atividades de analise e experimentação de ações financeiras em casa
Projeto Cofrinho
Oportuniza situações que envolvem o reconhecimento de cédulas e moedas, além de ensinar a lidar com situações de troco. Aprendem também a importância de economizar para utilizarem o dinheiro de forma consciente e responsável.
O trabalho de Educação para o Trânsito em nossa escola visa contribuir significativamente para a conscientização das crianças a respeito da promoção de um trânsito mais seguro.
Os alunos participam de atividades variadas (jogos, histórias, rodas de conversa, produções de textos, confecção de cartazes, simulações, vivências…) para conhecerem algumas leis de trânsito e sinalização, que propiciam a construção de valores e comportamentos que impactam na vida das pessoas, como a paciência, a solidariedade, a tolerância e o respeito, de forma a melhorar a convivência das pessoas no trânsito.
A criança educada para o trânsito colabora para a proteção de si mesma e dos outros, além de se tornar um adolescente e, depois, um adulto mais cuidadoso.
A fluência digital é a capacidade de entender a transformação digital. Estamos passando por um período de rápida expansão do conhecimento, com o surgimento de novas tecnologias. Nosso aluno é capaz de identificar linguagens e aplicabilidade de ferramentas que permitem ampliação de competências e habilidades. Também aprende a se proteger das armadilhas do mundo digital e ser empático estudando sobre o lado negativo da tecnologia.