Partimos da realidade vivida da criança, visando uma participação ativa, através do processo ação – reflexão, na qual a prática consciente leve a resultados promissores, na busca de alcançarmos o objetivo maior da educação, que é a formação global e crítica do indivíduo na sociedade.
Metodologias Ativas
Aprendizado Lúdico
Autonomia
Dessa forma, o trabalho educacional passa a se dar primordialmente através do conhecimento que o sujeito traz de seu meio social e de sua comunidade, abrindo um espaço para trabalhar a criatividade e a cooperação. Esta situação propicia o trabalho de redescoberta na construção da linguagem oral, escrita e matemática, somando-se as expressões plásticas, cênicas, sonoras e corporais, onde a exploração contínua da ludicidade está presente. Esta práxis permite o envolvimento de crianças, fortalecendo a formação e a ampliação do conhecimento cultural, criando condições objetivas para que uma educação realmente democrática seja possível.
Neste contexto, a nossa escola visa criar um ambiente propício ao desenvolvimento das seguintes metas educacionais, respeitando as diferentes faixas etárias, no sentido de que as crianças: