O trabalho com projetos estrutura-se através das observações, relatos e vivências diárias, planejando com as crianças os temas que serão desenvolvidos. Tais projetos oportunizam uma “releitura” de seu cotidiano, possibilitando a ampliação de seu universo sócio cultural.
Estimula o prazer e o hábito da leitura, através de livros literários que são levados para casa semanalmente.
Semana literária – Aproxima os alunos e familiares do universo literário, através de visitas de autores e contadores de histórias, feira do livro (estandes das editoras), exposições de trabalhos e realização de oficinas que proporcionam momentos de reflexão e aprendizagem.
Tem como objetivo usar as lições transmitidas por algumas fábulas para refletirmos sobre nossas ações no dia-a-dia, buscando despertar nos alunos o hábito da leitura, da escrita, da análise, da interpretação e da descoberta das mensagens implícitas e explícitas nos textos.
Desenvolve valores fundamentais para a formação de pessoas que exercem/praticam a cidadania: amor, amizade, paz, cooperação, sinceridade, justiça, perdão, honestidade, respeito, solidariedade, responsabilidade, entre outros.
Semana da Família – Possibilita uma maior reflexão e sensibilização sobre a importância da família, independente do modo como ela é constituída.
Semana da Criança – Propicia momentos diferentes de diversão e demonstração do quanto as crianças são valorizadas, respeitadas e amadas em nossa escola.
Mensageiros da Paz – Promove a interação entre os alunos de diversas salas, com o objetivo de trabalhar os valores como doação, partilha, generosidade e respeito ao próximo.
Páscoa solidária – Ação social que tem desenvolve nos alunos o exercício da solidariedade e da cidadania, através de doação de ovos para crianças menos favorecidas.
Em nossa escola, higiene e saúde é um tema transversal trabalhado com os alunos desde o Infantil 2, visto que a Educação Infantil tem um papel essencial, junto à família, ao transmitir os primeiros ensinamentos e os costumes que permanecerão durante toda a vida dos alunos, incluindo os cuidados com o próprio corpo.
Através de atividades lúdicas, didáticas e diversificadas (dia da fruta, histórias, músicas, vivências…) o tema é explorado durante todo o ano, pois assim os alunos vão incorporando essas atividades no dia-a-dia e passarão a vê-las com naturalidade em vez de enxergá-las como uma obrigação e um momento desagradável.
Clube do livro – Estimula o prazer e o hábito da leitura, através de livros literários que são levados para casa semanalmente.
Semana literária – Aproxima os alunos e familiares do universo literário, através de visitas de autores e contadores de histórias, feira do livro (estandes das editoras), exposições de trabalhos e realização de oficinas que proporcionam momentos de reflexão e aprendizagem.
Projeto “Na moral” – tem como objetivo usar as lições transmitidas por algumas fábulas para refletirmos sobre nossas ações no dia-a-dia, buscando despertar nos alunos o hábito da leitura, da escrita, da análise, da interpretação e da descoberta das mensagens implícitas e explícitas nos textos.
Desenvolve valores fundamentais para a formação de pessoas que exercem/praticam a cidadania: amor, amizade, paz, cooperação, sinceridade, justiça, perdão, honestidade, respeito, solidariedade, responsabilidade, entre outros.
Em nossa escola, higiene e saúde é um tema transversal trabalhado com os alunos desde o Infantil 2, visto que a Educação Infantil tem um papel essencial, junto à família, ao transmitir os primeiros ensinamentos e os costumes que permanecerão durante toda a vida dos alunos, incluindo os cuidados com o próprio corpo.
Através de atividades lúdicas, didáticas e diversificadas (dia da fruta, histórias, músicas, vivências…) o tema é explorado durante todo o ano, pois assim os alunos vão incorporando essas atividades no dia-a-dia e passarão a vê-las com naturalidade em vez de enxergá-las como uma obrigação e um momento desagradável.
A Educação Financeira tem um papel importantíssimo no ambiente escolar, pois ensina, desde cedo, o comportamento correto com relação ao uso do dinheiro. Quando falamos em Educação Financeira, muitos logo a associam ao ato de economizar. Porém, ela vai muito além disso. Esse tipo de educação refere-se à compreensão do dinheiro e de todas as informações relacionadas a ele.
Em nossa escola a Educação Financeira acontece desde as séries iniciais, em diversas situações, como propõe a BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Por exemplo: quando mostramos a importância de fechar a torneira para não desperdiçar água ou apagar a luz ao sair do ambiente, isso é preceito de Educação Financeira.
Para cada faixa etária são propostas atividades que fazem com que o aluno reflita e desenvolva atitudes conscientes de sustentabilidade financeira.
O trabalho de Educação para o Trânsito em nossa escola visa contribuir significativamente para a conscientização das crianças a respeito da promoção de um trânsito mais seguro.
Os alunos participam de atividades variadas (jogos, histórias, rodas de conversa, produções de textos, confecção de cartazes, simulações, vivências…) para conhecerem algumas leis de trânsito e sinalização, que propiciam a construção de valores e comportamentos que impactam na vida das pessoas, como a paciência, a solidariedade, a tolerância e o respeito, de forma a melhorar a convivência das pessoas no trânsito.
A criança educada para o trânsito colabora para a proteção de si mesma e dos outros, além de se tornar um adolescente e, depois, um adulto mais cuidadoso.
O trabalho com o meio ambiente na Educação Infantil é e extrema importância. Uma criança que aprende desde cedo que ela é parte da natureza e não proprietária dela, terá uma relação muito mais sustentável com o meio ambiente. Ela saberá que precisa jogar o lixo no lugar certo não apenas porque a professora mandou, mas porque ela tem responsabilidade com o planeta e porque se ela não fizer isso estará prejudicando sua própria casa.
Um dos Campos de Experiência organizados na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é o “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”, que tem tudo a ver com o assunto do meio ambiente. A proposta desse campo parte do princípio que as crianças vivem em espaços e tempos diversos e, que na medida que se desenvolvem, precisam entender tudo isso e diferenciar cada um desses cenários. Estamos falando de conceitos como rua, bairro, cidade, dia, noite, hoje, ontem e amanhã.
Mas, além disso, elas precisam experimentar essas diferentes dimensões no mundo físico e isso inclui o entendimento de questões como fenômenos atmosféricos, os diversos tipos de animais, as plantas, as transformações da natureza e os diferentes materiais.
Por isso, para garantir a experimentação desse campo, promovemos em nossa escola atividades como plantio da horta, construções com de sucata, reciclagem… em que as crianças são convidadas a fazer observações, manipular objetos, investigar e explorar seu entorno, levantar hipóteses e consultar fontes de informação para buscar respostas às suas curiosidades e indagações. Fazer uma pequena horta na escola é uma atividade simples, mas cheia de significado! A professora pode envolver as crianças em todo o processo, desde a preparação dos vasos, da terra, o plantio até a colheita. Além de terem o contato direto com a natureza, elas aprenderão sobre o ciclo da planta e mudará para sempre a forma como a criança olha para o alimento.