O Ensino Fundamental 2 objetiva atender estudantes na faixa etária de 10 a 15 anos, proporcionando-lhes atividades que envolvam o aspecto físico, emocional e social, assegurando, assim, o desenvolvimento integral da criança e do adolescente, considerando o conhecimento e os valores culturais que as já possuem, incentivando a sua ampliação de forma a possibilitar a construção da autonomia, cooperação, consciência crítica, criatividade, responsabilidade e a formação do conceito positivo.
A equipe de educadores do Studium procupa-se em manter o firme propósito de oferecer a seus alunos acesso ao saber, ao diálogo, à reflexão, à livre expressão da individualidade, ao desenvolvimento da autonomia e da cidadania.
Instalações modernas num endereço tradicional fazem a referência do Studium. Salas amplas, planejadas para serem ambiente de estudo sem esquecer o conforto.
Os laboratórios completam uma infra-estrutura que atende formação em ciências, informática, matemática e linguagem.
O objetivo de ensino da língua materna ao longo do Ensino Fundamental II é que o aluno saiba interpretar e produzir com competência textos coerentes de diferentes gêneros e com a expressão clara e objetiva de suas opiniões.
Com a intenção de aprimorar cada vez mais o trabalho de conhecimento, aluno, professor e texto, conta com banca corretora para os textos extras produzidos pelos alunos na disciplina Produção de Texto. Tal atividade centra-se na preocupação da instituição em não fazer da correção algo meramente avaliativo, mas sim um conjunto de ações e intervenções, com a finalidade de melhorar a produção textual do aprendiz, centrando-se não apenas em aspectos linguísticos, mas também dedicando atenção à criatividade, às ideias, à imaginação do aluno.
As tarefas de casa são um dos mecanismos mais importantes para a fixação do conteúdo estudado em sala de aula. É por meio de constantes exercícios que a mente é trabalhada, afastando dificuldades futuras e promovendo o desenvolvimento intelectual. Por isso, as tarefas passadas pelos professores são diárias e a sua realização, por parte dos alunos, também devem ser diárias.
Sempre orientamos os alunos a dividirem seu tempo em casa entre as seguintes atividades escolares: resolução das tarefas, leitura do(s) livro(s) literário(s) e/ou paradidático, leitura de atualidades e estudo para as provas. Assim, ao criar o hábito de estudo diário, os alunos sempre estarão bem preparados para as avaliações e todos os novos desafios que constantemente aparecem. É nessa perspectiva positiva que a direção pedagógica, as coordenações e os professores do Colégio Studium sempre trabalham, valorizando o que é o correto, o que é o bom.
Trata-se da ampliação do trabalho de leitura, interpretação e discussão de reportagens de revistas e jornais que abordem temas e problemáticas atuais enfrentados no Brasil e no mundo.
O estudo de atualidade já faz parte do cotidiano de nossa escola desde sua origem. Exemplos a serem citados são vários: no planejamento das aulas de todos os professores, pois estes entendem que o conteúdo para ser bem apreendido pelo estudante deve estar diretamente relacionado com sua vivência diária; nas provas que aliam o estudo teórico com abordagens do cotidiano; nas atividades do projeto Construindo o Ser que apostam na formação ética e intelectual dos alunos; além de tarefas de sala e de pesquisa. Porém, como sempre, buscamos avançar mais e mais.
Além de indicar leituras e de trazê-las para a sala de aula, os professores de todas as disciplinas solicitam, seguindo um planejamento interno, revistas e/ou jornais para os alunos trazerem para a escola. Aqui dialogam sobre variados temas de interesse geral e ligados aos estudos escolares. Exemplos de atividades realizadas por meio desse projeto foram o da destruição de patrimônios históricos e culturais pelo Estado Islâmico, os malefícios da biopirataria, os problemas urbanos de nossa cidade, os avanços científicos na prevenção e tratamento de doenças, etc.
Nas diferentes séries do Colégio Studium temos projetos de cunho solidário, de reflexão e abordagens acerca dos problemas sociais, de sustentabilidade, de educação financeira que objetive uma vida equilibrada e repleta de boas metas aos futuros adultos, além de atividades diversas que os tornem constantes preservadores da natureza e perpétuos defensores da paz, da vida e da família. Por meio deles também, desejamos que nossos alunos se tornem cada vez mais sensíveis e respeitosos às particularidades dos outros.
Um bom exemplo é o projeto Construindo o Ser. Em aulas específicas e já planejadas os professores trabalham diferentes posturas com os alunos. São abordadas a valorização das boas condutas e gentilezas sociais, as diferentes formas de sensibilidade, a reafirmação dos bons exemplos de respeito ao próximo e de tolerância às diferenças sociais, étnicas, etárias, culturais e religiosas.
Em nosso trabalho no Colégio Studium, acreditamos ser a formação ética, cultural e política dos alunos o papel mais importante da escola nos dias atuais.
Oferecemos recursos morais e científicos para que conheçam bem o seu meio, sejam criativos e se utilizem de múltiplas linguagens, tecnologias e recursos de estudo. Acreditamos que assim nossos jovens sempre articularão seu conhecimento escolar e sua postura ética na tomada de boas decisões, tanto para si quanto para todos que os cercam.
Despertamos neles a importância da ação política constante. Ação esta que lhes proporciona planejarem sua vida e sua formação, se relacionarem com outras pessoas em diferentes situações e agirem positivamente, como cidadãos conscientes, em nossa sociedade.