Como o transporte coletivo pode melhorar a fluidez das vias de trânsito goianiense, assim como a qualidade de vida de seus moradores? Foi esse o questionamento feito aos alunos do 7º ano pelos professores Magno e Stênio.
Os professores utilizaram como técnica o estudo de caso, consistindo na contagem do fluxo de automóvel de ocupantes da Rua 9, setor Marista. A atividade contou com as seguintes etapas:
a) Seleção de grupos de alunos com supervisão dos professores para observação do fluxo de carros;
b) Apresentação dos dados aos alunos com discussões;
c) O uso do Google Maps;
d) Elaboração de vídeo educativo com os resultados obtidos ao longo do projeto.
Os professores Magno e Stênio acreditam que a principal contribuição da proposta foi a demonstração de princípios científicos, a partir do estudo de caso, por meio da coleta de dados, sistematização, análise e identificação de padrões nos resultados obtidos.
Este estudo contribuiu na compreensão da importância do investimento em transportes coletivos, como alternativa de fluidez e eficiência das vias públicas de transporte, relacionando um olhar mais humano para as necessidades de mobilidade urbana da população.