Studium Pequeno Príncipe | Educação Infantil, Fundamental I e II

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Ensino Fundamental II

Proposta

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BANCA DE CORRETORES DE REDAÇÃO

O objetivo de ensino da língua materna ao longo do Ensino Fundamental II é que o aluno saiba interpretar e produzir com competência textos coerentes de diferentes gêneros e com a expressão clara e objetiva de suas opiniões.

Para tanto, o Colégio Studium Ensino Fundamental, com a intenção de aprimorar cada vez mais o trabalho de conhecimento, aluno, professor e texto, conta com banca corretora para os textos extras produzidos pelos alunos na disciplina Produção de Texto. Tal atividade centra-se na preocupação da instituição em não fazer da correção algo meramente avaliativo, mas sim um conjunto de ações e intervenções, com a finalidade de melhorar a produção textual do aprendiz, centrando-se não apenas em aspectos linguísticos, mas também dedicando atenção à criatividade, às ideias, à imaginação do aluno.

A dinâmica de escrita é fundamental para o desenvolvimento e aprimoramento do texto do aluno. E funciona como um círculo que sempre se repete, ou seja, há sempre algo a alcançar que decorre da leitura, da escrita e da reescrita. Sendo assim, a dinâmica de escrita consiste em: ler, escrever e reescrever. Nesse sentido, a atividade de escrita deve ser entendida como algo muito maior que um exercício que busca um padrão, de repetição de esquemas formais e mecânicos. Nosso objetivo consiste no desenvolvimento de uma competência discursiva marcada pelo bom domínio da modalidade escrita da língua portuguesa e por uma visão de que a produção de texto é um trabalho que exige superação.

Nesse sentido, o processo de produção, partindo da Sequência Didática, é pensado nas 5 etapas descritas a seguir:

1ª – Apresentação do modelo de gênero a ser introduzido, reconhecimento através da interpretação/ análise textual e discussão da proposta de produção escrita.

2ª – Projeto de texto e elaboração da versão definitiva.

3ª- Devolução da versão definitiva com apontamentos do corretor/professor após a correção da primeira versão.

4ª – Elaboração da reescrita.

5ª – Entrega da reescrita.

Assim, além das produções solicitadas pelo professor específico de produção de texto e das provas de produção de texto, os alunos produzem mais textos semanalmente, se intercalando entre primeira versão e reescrita.


O HÁBITO DO ESTUDO DIÁRIO – TAREFAS DE CASA

As tarefas de casa são um dos mecanismos mais importantes para a fixação do conteúdo estudado em sala de aula. É por meio de constantes exercícios que a mente é trabalhada, afastando dificuldades futuras e promovendo o desenvolvimento intelectual. Por isso, as tarefas passadas pelos professores são diárias e a sua realização, por parte dos alunos, também devem ser diárias.

Sempre orientamos os alunos a dividirem seu tempo em casa entre as seguintes atividades escolares: resolução das tarefas, leitura do(s) livro(s) literário(s) e/ou paradidático, leitura de atualidades e estudo para as provas. Assim, ao criar o hábito de estudo diário, os alunos sempre estarão bem preparados para as avaliações e todos os novos desafios que constantemente aparecem. É nessa perspectiva positiva que a direção pedagógica, as coordenações e os professores do Colégio Studium sempre trabalham, valorizando o que é o correto, o que é o bom.


O ESTUDO DE ATUALIDADES

Trata-se da ampliação do trabalho de leitura, interpretação e discussão de reportagens de revistas e jornais que abordem temas e problemáticas atuais enfrentados no Brasil e no mundo.

O estudo de atualidade já faz parte do cotidiano de nossa escola desde sua origem. Exemplos a serem citados são vários: no planejamento das aulas de todos os professores, pois estes entendem que o conteúdo para ser bem apreendido pelo estudante deve estar diretamente relacionado com sua vivência diária; nas provas que aliam o estudo teórico com abordagens do cotidiano; nas atividades do projeto Construindo o Ser que apostam na formação ética e intelectual dos alunos; além de tarefas de sala e de pesquisa. Porém, como sempre, buscamos avançar mais e mais.

Além de indicar leituras e de trazê-las para a sala de aula, os professores de todas as disciplinas solicitam, seguindo um planejamento interno, revistas e/ou jornais para os alunos trazerem para a escola. Aqui dialogam sobre variados temas de interesse geral e ligados aos estudos escolares. Exemplos de atividades realizadas por meio desse projeto foram o da destruição de patrimônios históricos e culturais pelo Estado Islâmico, os malefícios da biopirataria, os problemas urbanos de nossa cidade, os avanços científicos na prevenção e tratamento de doenças, etc.

Vale apontar que nosso objetivo não se limita a incrementar os debates em sala de aula. Procuramos, também, fazer com que esses jornais e revistas (sendo muitas delas de conhecimentos especializados, tal como National Geographic, Scientific American e Galileu) circulem no ambiente familiar dos alunos, incentivando a leitura em centenas de lares.


CONSTRUINDO O SER

Nas diferentes séries do Colégio Studium temos projetos de cunho solidário, de reflexão e abordagens acerca dos problemas sociais, de sustentabilidade, de educação financeira que objetive uma vida equilibrada e repleta de boas metas aos futuros adultos, além de atividades diversas que os tornem constantes preservadores da natureza e perpétuos defensores da paz, da vida e da família. Por meio deles também, desejamos que nossos alunos se tornem cada vez mais sensíveis e respeitosos às particularidades dos outros.

Um bom exemplo é o projeto Construindo o Ser. Em aulas específicas e já planejadas os professores trabalham diferentes posturas com os alunos. São abordadas a valorização das boas condutas e gentilezas sociais, as diferentes formas de sensibilidade, a reafirmação dos bons exemplos de respeito ao próximo e de tolerância às diferenças sociais, étnicas, etárias, culturais e religiosas.


O TRABALHO COTIDIANO NA FORMAÇÃO DE VALORES

Em nosso trabalho no Colégio Studium, acreditamos ser a formação ética, cultural e política dos alunos o papel mais importante da escola nos dias atuais.

Oferecemos recursos morais e científicos para que conheçam bem o seu meio, sejam criativos e se utilizem de múltiplas linguagens, tecnologias e recursos de estudo. Acreditamos que assim nossos jovens sempre articularão seu conhecimento escolar e sua postura ética na tomada de boas decisões, tanto para si quanto para todos que os cercam.

Despertamos neles a importância da ação política constante. Ação esta que lhes proporciona planejarem sua vida e sua formação, se relacionarem com outras pessoas em diferentes situações e agirem positivamente, como cidadãos conscientes, em nossa sociedade.

Para tudo isso, nossos jovens precisam dos mais variados exemplos positivos a cada dia.

No Colégio Studium, tudo o que fazemos é motivo para bons exemplos e atividades. Tudo começa antes do início da primeira aula. Fazemos questão que adultos educadores estejam circulando sempre pelo pátio e corredores. Apesar de a primeira aula iniciar às 07h10, nossos professores vão para as salas às 07h05. Com isso, podemos desejar boas vindas e bom dia aos alunos com mais tranquilidade.

Antes de o conteúdo ser aplicado, todos os professores levam uma frase significativa para trabalhar em sala de aula. São frases de pessoas expressivas, que tratam de valores morais com toda a sua importância.

Mas as nossas manhãs não param por aí. Cada gesto, cada exemplo, cada conversa sempre é pautada pelo respeito e baseada na transmissão de valores morais por todos os integrantes da instituição.

Diariamente os professores tratam de temas atuais, tanto do Brasil como do mundo. Não lecionamos apenas com foco nos conteúdos, mesmo porque se eles forem descontextualizados de nossa realidade, não há propósito de serem estudados. Encaramos o processo de construção do conhecimento como algo que deve ter aplicação na vida prática do aluno, voltada sempre para o bem.

Vale lembrar que entre os diferentes conteúdos trabalhados, gostamos muito de valorizar os chamados conteúdos atitudinais. Acreditamos que todo assunto estudado age sobre as atitudes dos jovens, ou seja, os transformam em promovedores de boas ações proporcionadas pelo acesso ao conhecimento de qualidade. Essa postura é a base para a preparação de todas as nossas aulas.

Nas diferentes séries temos projetos de cunho solidário, de reflexão e abordagens acerca dos problemas sociais, de sustentabilidade, de educação financeira, que objetivam uma vida equilibrada e repleta de boas metas aos futuros adultos, além de atividades diversas que os tornem constantes preservadores da natureza e perpétuos defensores da paz, da vida e da família. Por meio deles também, desejamos que nossos alunos se tornem cada vez mais sensíveis e respeitosos às particularidades dos outros.