Studium Pequeno Príncipe | Educação Infantil, Fundamental I e II

Ir para página inicial
Agende uma visita..

Ensino Fundamental II

Projetos

Projetos

CANGURU MATEMÁTICO - A cada ano, no mês de março, um gigantesco número de estudantes de todo o mundo participa de um importante evento internacional de Matemática. Trata-se da Olimpíada Canguru Matemático, representada no Brasil pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada).

Essa atividade não visa à atuação somente dos melhores estudantes. Ao contrário, ela tem como objetivo atrair a maior quantidade possível de alunos, com a finalidade de mostrar-lhes que a Matemática pode ser interessante, útil no dia a dia e até mesmo divertida.

O Colégio Studium sempre participa dessa atividade, convidando todos os alunos interessados em avançar suas habilidades e estudos nessa valiosa atividade de cunho científico e pedagógico.


PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E VIVÊNCIAS NA NATUREZA: FAZENDA SANTA BRANCA - A Santa Branca é uma estância de ecologia criada para o desenvolvimento da consciência ecológica através da interação natural entre homem e meio ambiente. Distante a poucos quilômetros de nossa cidade, nela temos a oportunidade de estudar na prática uma série de assuntos importantes aprendidos em sala de aula. Os temas principais são:

  • Ciclo da Água (importância, propriedades, ameaças, bacia hidrográfica, Ribeirão João Leite);
  • Ciclo da Matéria (ciclo do carbono, do nitrogênio, decomposição e outros);
  • Fluxo de Energia (o Sol como fonte primária de energia para os seres vivos, fotossíntese);
  • Estrutura Trófica (cadeia alimentar e teia da vida);
  • Biodiversidade (conceito, importância e responsabilidade);
  • Sustentabilidade (qualidade de vida, significado, importância, responsabilidade, Eco 92 e Agenda 21);
  • Lixo e Reciclagem (reduzir, reutilizar, reciclar e repensar);
  • Agricultura Orgânica e Compostagem;
  • Cartografia, Orientação e Navegação;
  • Ecoturismo e Unidades de Conservação;
  • Zoologia e Botânica dos Ecossistemas;
  • Homem x Natureza (impactos ambientais adversos e soluções ambientais);
  • Cerrado (solo, vegetação, fauna, ameaças);

Por meio de atividades lúdicas e de educação ambiental vivenciadas nesse rico espaço, buscamos melhorar a relação humana de nossos alunos com a natureza, contribuindo para que cada estudante se sinta mais capacitado para cuidar melhor de si, do outro e do planeta como um todo.


PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO EM PIRENÓPOLIS - Para esse projeto de educação ambiental e preservação do patrimônio histórico, a cidade de Pirenópolis é a escolhida por se tratar de uma das mais antigas povoações de nosso Estado, com ricas manifestações folclóricas e arquitetura colonial, e também por suas grandes belezas naturais.

A excursão tem como objetivo ampliar o trabalho feito em sala de aula, valorizando nossa história, chamando mais atenção para a necessidade de preservação do meio ambiente, bem como promover o sentimento de transformação social entre os alunos. Assim, nesse projeto interdisciplinar, a maior justificativa é a busca pela formação integral de nosso aluno.

Nele fazemos a visitação dos seguintes espaços: Fazenda Babilônia, Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário e Fazenda Vagafogo.


OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA (OBA) - A Olimpíada Brasileira de Astronomia, elaborada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), tem como objetivo a valorização do estudo científico, focando as questões relacionadas ao estudo do planeta Terra, do Sistema Solar, de outras regiões do espaço, foguetes e de diferentes fontes de energia, assuntos esses de grande importância. Todos os anos participamos desse projeto, que proporciona aos alunos maior aprendizado e visão de nosso lugar no mundo e no espaço.


OLIMPÍADA BRASILEIRA DE FÍSICA (OBF) - Certamente se pudéssemos eleger os maiores feitos da humanidade, a compreensão do Universo e suas leis pela via do saber científico estaria nos primeiros lugares da lista de citações. Curioso em toda essa caminhada deslumbrante da humanidade na construção do Conhecimento é saber que não há “escolhidos” para os quais as leis universais se revelem com maior facilidade: o fascínio pela descoberta é próprio do espírito humano.

Como forma de divulgar uma parte desta construção humana chamada Ciência e desenvolver o espírito instigador da juventude brasileira em idade escolar, a Sociedade Brasileira de Física desenvolve um projeto instigante: a Olimpíada Brasileira de Física. Em três etapas (local, estadual e nacional), os estudantes de 9º ano do Colégio Studium são convidados a participar de provas teóricas e experimentais que os desafiam a resolver problemas que demonstram compreensão do mundo natural e tecnológico do qual fazem parte.

A motivação deste projeto é fazer com que a nova geração de brasileiros se apaixonem pelo Universo em que vivem e se interessem por aventurar-se nas trilhas da Ciência.


JOGOS INTERNOS DO COLÉGIO STUDIUM (JIST) - Com toda a certeza esse é um dos projetos mais aguardados pelos alunos. Esse importante evento, que dura uma semana e que tanto alegra nossos alunos, tem se tornado um essencial momento não apenas de valorização do esporte, mas também do trabalho em equipe, das amizades e do cuidado com a saúde.

Nossos jogos ocorrem em um clube, o que agrega mais valor a todo o processo. Lá, nossos alunos contam com uma estrutura ampla, que proporciona várias modalidades esportivas e mais tempo para os jogos.


OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA (OBM) - Todos os anos participamos da maior competição de conhecimentos matemáticos de nosso país: a Olimpíada Brasileira de Matemática – OBM.

A Olimpíada é uma iniciativa conjunta do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Ela se configura como uma importante aliada para o futuro dos jovens e para o desenvolvimento nacional, oferecendo aos medalhistas bolsas de estudos em Matemática e preparação especial para competições internacionais.

Aproveitamos esse espaço para citar que também participamos da OMEG (Olimpíada de Matemática do Estado de Goiás). Ela possui os mesmos propósitos do desafio nacional, porém, reunindo alunos e professores de nosso estado.

Acreditamos que os alunos ao participarem desses tipos de atividades são desafiados a sempre aprenderem mais!


CALIGRAFIA - Os alunos com dificuldade em fazer letra legível são convocados a virem na escola no contra turno, para participarem de atividades de caligrafia. Caso o horário não favoreça, são passadas tarefas para casa com esse objetivo.

Essa medida educativa é uma prevenção para situações futuras. Um aluno que não possui uma letra legível, perde, ao longo de sua vida escolar, várias habilidades importantes para o aprimoramento de seus conhecimentos.


OLIMPÍADA BRASILEIRA DE QUÍMICA (OBQ) - A OBQ, organizada pelo Programa Nacional de Olimpíadas de Química (e que conta com importantes parceiros como o CAPES -  Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - e o CNPQ -  Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) se configura como um importante instrumento de desafio e de ampliação dos conhecimentos no campo das Ciências Biológicas para nossos alunos. Com iniciativas desse tipo, criamos oportunidades para que eles se preparem melhor para os futuros concursos (ENEM, vestibulares, etc.) e para o próprio Ensino Médio.


CURSO DE CUBO MÁGICO - Buscando um crescimento constante de nossos educandos, envolvendo-os com atividades que desenvolvam o raciocínio, a concentração e disposição para o entretenimento saudável, nossa escola oferece um curso sobre o CUBO MÁGICO.

O Cubo de Rubik, também conhecido como cubo mágico, que já foi matéria de capa da revista Scientific American, nasceu em Budapest, capital da Hungria. Seu idealizador e criador foi Erno Rubik, professor de design de interiores da Academia de Artes e Trabalhos Manuais de Budapest.


SARAU - O Sarau é uma grande peça teatral organizada pelos próprios professores e alunos do 8º ano. Ele tem, a cada ano, se tornado uma importante atividade artística e um momento de grande integração dos alunos.

Para toda a montagem do espetáculo, os alunos são divididos em equipes de trabalho, sendo elas:

  • arte – envolve teatro, música, dança;
  • apresentadores – trata das falas e chamadas dos números artísticos e biografias;
  • apoio e avaliação – acompanha, avalia e apoia as demais funções (artísticas e de apresentação), além de participar da elaboração do material dos bastidores e dar assistência à direção do evento.

As funções são apresentadas para os alunos e cada um se encaixa em uma equipe, de acordo com suas habilidades e desejo de desafios. Os temas das peças variam anualmente.


RECREIO CULTURAL - Trata-se de um projeto que rapidamente caiu no gosto de nossos estudantes.

Em suas edições temos a apresentação de alunos e professores que também são verdadeiros artistas. Eles tocam diferentes instrumentos musicais e cantam bastante. Outras expressões artísticas e lúdicas também são valorizadas nesse espaço.

O objetivo é sempre o de despertar a atenção dos alunos para diferentes manifestações culturais, além de, é claro, proporcionar momentos de convivência saudável e de muita alegria.


OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ROBÓTICA (OBR) - O incentivo aos estudos relacionados às várias tecnologias é um dos pontos que merece grande destaque no Colégio Studium, sendo nossas duas aulas semanais de robótica um bom exemplo desse processo pedagógico.

Sendo assim, anualmente convidamos nossos alunos a participarem da Olimpíada Brasileira de Robótica. Trata-se de um evento apoiado pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e que ocorre em todo o Brasil.


EDUCAÇÃO FINANCEIRA - A educação financeira no Colégio Pequeno Príncipe/Studium tem como objetivo proporcionar ao aluno elementos para que ele possa administrar as finanças com sensatez e decisões assertivas, bem como desenvolver a capacidade de gerenciar o dinheiro e compreender que, mais importante do que saber economizar, é saber gastar.


CONCURSOS DE REDAÇÃO - Como é de prática rotineira a participação de nossos alunos em diversas olimpíadas. Porém, a grande maioria dos desafios e olimpíadas realizados em nosso país para a faixa etária de nossos alunos são nas áreas de tecnologias e ciências exatas. Ainda são poucas as de áreas diferentes.

Porém, já há um bom tempo participamos anualmente das duas mais elaboradas competições de produção de textos de nossa região, aonde sempre obtivemos excelentes resultados, de grande repercussão estadual e nacional.

Um deles é o Concurso de Redação do Jornal Tribuna do Planalto. O outro é o Concurso de Redação do CGU (Controladoria Geral da União), em Brasília.


PALESTRAS E AULÕES - É já um costume antigo de nossa instituição ampliar os espaços de discussão e de debates em relação à diferentes assuntos e conhecimentos. Aí aparece nossa constante organização de palestras e o que chamamos de aulões.

Nos aulões, professores de diferentes disciplinas abordam um tema comum. A riqueza desse tipo de aula aparece no constante debate em torno do tema, que é visto em sua multiplicidade de interpretações pelos alunos, que percebem que o conhecimento nunca termina em um único ponto ou abordagem, sempre podendo ser ampliado e discutido de diferentes formas.

Já nas palestras convidamos profissionais de outras áreas para ampliarem discussões iniciadas dentro de nossas salas de aulas. Por serem de outros campos, tais profissionais aprofundam e trabalham, de maneira diferente, diversos assuntos que vemos serem de interesse social coletivo. Bons exemplos de palestra realizadas há pouco tempo em nossa escola são: educação ambiental, a psicologia para os jovens, a relação entre pais e filhos, como organizar o estudo de jovens em casa, os perigos da internet, ética e organização social, crimes cometidos por jovens, etc.


REVISTA STUDIUMAIS - É uma revista de publicação anual produzida por nossos alunos do 7º ano e os professores, por meio da coordenação da equipe de Língua Portuguesa.

A cada ano um tema geral é trabalhado. Tais temas sempre se relacionam com assuntos de larga importância social e de grande repercussão para a vida dos jovens estudantes.

Para que a abordagem do tema geral seja eficiente, as diferentes partes da revista e as variadas reportagens são divididas entre equipes de alunos. Cada equipe precisa elaborar seu próprio material, que é orientado por algum dos professores da série. Cada professor, por meio de sua área específica de conhecimento, é o responsável por fazer cada aluno pensar, buscar e selecionar os conhecimentos necessários para trabalhar seu tema. Num segundo momento, as professoras de português orientam a montagem dos textos definitivos.


FORMATURA DAS TURMAS DO 9º ANO - De forma geral, nossos alunos que concluem o Ensino Fundamental II nos acompanham desde os tempos do Pequeno Príncipe. Outros chegaram algum tempo depois, mas, todos, ao findarem esse longo ciclo de estudos são convidados a uma viagem de formatura para o Acampamento Nosso Recanto (NR2).

Nele aliamos a melhor e mais completa infraestrutura de acampamentos do Brasil, com a qualidade e tradição de 65 anos, muita diversão, segurança, conforto, além do atendimento e atenção do time de monitores, responsável por uma programação dinâmica e descontraída, repleta de festas e atividades. Trilhas, esportes, recreações e superproduções como Festa à Fantasia e Noite de Gala com Baile do Branco e Preto e o consagrado Almoço dos Times são algumas das atrações de uma formatura no NR.

Além disso, no espaço privilegiado das montanhas próximas à Campos do Jordão, são inúmeras as atividades de valorização do meio ambiente, da amizade, dos estudos e da família, algo que se soma a valiosa presença dos vários professores que sempre acompanham as turmas. São 5 dias e 4 noites de intensa alegria, companheirismo e aprendizado.


AULAS DE ESPECÍFICAS PARA OS ALUNOS DO 9º ANO - Como é de costume em nossa instituição, sempre buscamos novos mecanismos de trabalho para avançarmos no constante processo de desenvolvimento pedagógico. Podemos observar vários exemplos disso no 9º ano, que traz uma estrutura diferente das demais séries. Ele se caracteriza pela maior carga horária, mais extensa grade curricular e pela realização das avaliações no turno vespertino, que junto com o discurso e o trabalho acadêmico mais amadurecido dos professores em sala, objetiva preparar melhor nossos estudantes para a importante passagem para o Ensino Médio.

Assim, anualmente são propostas a realização de específicas voltadas ao aprofundamento de conteúdos cobrados já no Ensino Médio. Serão três específicas de três disciplinas: Matemática, Física e Redação.

Os professores que lecionam essas as aulas, além de profissionais muito competentes e conhecidos de nossa escola, possuem ampla experiência com o Ensino Médio e na participação em Olimpíadas.

Essas aulas são destinadas aos alunos que querem ir muito mais além, que pensam nos desafios de seu futuro próximo e planejam sua vida acadêmica.